Descubra o Número do PIS 2019 – Quem tem direito, Calendário – Confira!

O PIS, como conhecido pela grande maioria da população, ou Programa de Integração Social, é uma contribuição tributária feita por trabalhadores e empresas públicas e privadas com o único intuito de garantir o financiamento de alguns benefícios como o seguro-desemprego e o abono salarial, por exemplo, além da participação na receita dos órgãos.

O PIS 2019 é um benefício de alta relevância para os trabalhadores brasileiros, ou seja, atentando para os trabalhadores que possuem vínculo com a empresa através da carteira assinada. Muitas pessoas se referem ao PIS como um décimo quarto salário, liberado anualmente a partir do mês de Julho.

Infelizmente, a maioria dos trabalhadores não tem ideia de como descobrir o número do PIS, e por esse motivo deixam de receber o benefício, justamente por falta de informação, por isso, que nas próximas linhas desse artigo, iremos passar muitas informações para que você, além de vários macetes para que você Descubra o Número do PIS 2019, para que não corra mais o risco de perder esse benefício.

Quem tem direito ao PIS?

Quem tem direito ao PIS?Para começar, nem todos os trabalhadores brasileiros possuem o direito de receber o PIS 2019. Esse benefício somente será pago aos beneficiários que se enquadrarem nas regras do MTE, que são:

  • Ter uma renda mensal média de até 2 salários mínimos no ano base;
  • Trabalhar para a iniciativa privada;
  • Ter trabalhador por pelo menos 30 dias com a carteira assinada no ano base;
  • É necessário que trabalhador precisa estar inscrito no PIS por pelo menos 5 anos;
  • É necessário ter sido informado pelo empregador na RAIS entregue ao Ministério do Trabalho em Maio.

É importante frisar que o pagamento do PIS 2019 é realizado pela Caixa Econômica Federal. Os pagamentos serão efetuados a partir do mês de julho, e devem ser concluídos no mês de Junho do ano seguinte. Por isso, preste muita atenção ao calendário (falaremos sobre ele no t´ópico logo mais abaixo), para que você não perca o prazo para o saque do seu PIS 2019.

Descubra o Número do PIS 2019

Descubra o número do PIS 2019Se você não tem a mínima ideia de como descobrir o seu número, saiba você pode encontrar o NIS na sua carteira de Trabalho. No modelo novo da Carteira de trabalho o NIS já vem inscrito na folha de identificação do usuário, é logo na primeira folha, onde consta a foto e a impressão digital.

O número é o que está inscrito no campo PIS PASEP da sua carteira de trabalho. Nos modelos de carteira de trabalho mais antigas a numeração do PIS não vem escrito nas folhas da carteira e sim em uma ficha a parte, sendo comum colar essa ficha do PIS PASEP na última folha da carteira de trabalho.

Está gostando do conteúdo? Deixe seu like nas rede sociais ao lado e ajude o site a crescer! Caso tenha alguma dúvida, basta comentar nas nossas redes sociais.

Caso você ainda não tenha achado o seu NIS e gostaria ou precisa saber como descobrir o número, ou se a sua carteira de trabalho é antiga e você perdeu a ficha do PIS PASEP, fique tranquilo! Nas próximas linhas iremos mostrar o passo a passo para você ter o seu NIS em mãos e conseguir sacar o seu beneficio.

Descubra o Número do seu PIS 2019


Passo 01: É necessário acessar o site do CNIS (Cadastro Nacional de Informações Sociais) e solicitar a criação de um novo cadastro clicando no menu INSCRIÇÃO e em seguida em AFILIADO.


Passo 02: Logo após clicar em AFILIADO, preencha todas as informações de cadastro. É preciso que você preencha os seguintes dados: Nome do Filiado (seu nome), Nome da mãe, CPF, data de nascimento.

Também será necessário que você preencha UM desses documentos: Identidade, CNH, Passaporte, CTPS (Carteira de trabalho), Título de Eleitor, Certidão de Nscimento ou de Casamento. Já no final dos campos, aparecerá uma imagem com letras e/ou números, digite ela no campo indicado e clique em OK.


Passo 03: Assim que clicar em OK, a tela irá mostrar um erro em vermelho, fique tranquilo que isso é normal. Na mensagem desse erro (em vermelho) irá aparecer o seu número PIS/PASEP indicado como NIT. Copie esse número porque ele é o seu NIS.


CALENDÁRIO PIS 2019

Consulta PIS 2019Ficou acordado que o calendário PIS 2019, vai iniciar com o pagamento sendo efetuado primeiramente para as pessoas que nasceram em julho, e que já irão desfrutar desse benefício a partir do dia 28 de julho de 2019.

Depois, serão contempladas os trabalhadores que nasceram nos meses de: agosto, setembro, outubro, novembro e dezembro, ou seja, será sempre no mês de nascimento.


Espero que você tenha gostado do artigo e conseguido o seu número PIS/PASEP. O NIS é uma das informações mais importantes que o trabalhador possui. Deixe o seu comentário abaixo em caso de dúvidas para respondermos.

Avalie este conteúdo!

Avaliação média: 0
Total de Votos: 0

Descubra o Número do PIS 2019 – Quem tem direito, Calendário – Confira!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *